Imprensa
O relacionamento com a imprensa e a mídia em geral é algo fundamental para a divulgação não só de preços, ofertas e métodos de trabalho, como também de ações pontuais que retornem às empresas do Grupo Unimed-Rio visibilidade agregando valor à sua imagem e, consequentemente e não menos importante, trazendo novos clientes.
Para alcançar o sucesso na construção da imagem do Grupo Unimed-Rio, alguns princípios devem ser observados, são eles:
- Manter uma Área de comunicação com profissionais habilitados que assegurem condições para o eficaz atendimento da mídia e cuidando para que a imagem das empresas do Grupo Unimed-Rio se apresentem de forma positiva;
- Tornar visível o forte comprometimento das empresas do Grupo com a opinião pública e a sociedade;
- Utilizar a ferramenta da comunicação para oferecer ao público subsídios e informações que contribuam para construir uma imagem positiva do Grupo, alicerçada na realidade, sendo a representação de bons serviços e produtos, por preço justo e atendimento digno e humano;
- Priorizar nas relações com a imprensa as orientações abaixo:
- Desenvolver atividades relacionadas ao atendimento à imprensa, seguindo as recomendações dos Manuais de Comunicação do Sistema Unimed, disponíveis na Agência Unimed de Notícias, e/ou política de comunicação interna do Grupo Unimed-Rio;
- Manter a credibilidade junto à imprensa e ao leitor, fornecendo informações com transparência e prontidão (estrategicamente dosadas), consistência e firmeza, estando imediatamente presente em momentos críticos e dando atenção aos compromissos assumidos com jornalistas;
- Manter atitude independente e respeitosa no relacionamento com a imprensa;
- Fazer com que informações claras e oportunas de fatos relevantes sejam prestadas à imprensa e ao público em geral por diretores e/ou colaboradores do Grupo, devidamente preparados para serem seus porta-vozes;
- Opor-se à exigência, junto às empresas de comunicação – como jornais e canais de televisão ou rádio -, de espaços de divulgação em troca de eventual publicação de anúncios da Unimed;
- Enviar brindes às redações em datas ou divulgações especiais apenas com a autorização da área de Comunicação e prévia consulta à Área de Compliance, pelo canal [email protected], que o permitirá ou fará estritamente com base em critérios jornalísticos;
- Esforçar-se para encarar tanto os fatos positivos como os negativos relacionados ao Grupo Unimed-Rio, do ponto de vista de comunicação mercadológica, como oportunidades de reforço da imagem;
- Em relação às notícias negativas, traçar, em conjunto com o corpo diretivo, a estratégia de manifestação ou silêncio, o que for mais benéfico para cada momento;
- O Grupo Unimed-Rio possui porta voz designado pela Área de Comunicação e Marketing devidamente treinado e que geralmente ocupa cargo de alta gestão para poder falar pelo Grupo. Situações diferentes deverão ser avaliadas pela área responsável.
Referências:
TEC.003 – POL.001 – Segurança da Informação
Lei 12.965/14 – Marco Civil da Internet
Lei 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados