Patrocínios

Home / Patrocínios

É comum, no mundo atual, o apoio às ações culturais, desportivas e sociais, por intermédio de patrocínio da iniciativa privada que, em alguns casos, superam o caráter filantrópico e entregam, em contrapartida, alguma vantagem ou benefício à entidade que está apoiando a ação.

Os patrocínios e apoios sem caráter filantrópico, muitas vezes ocorrem no mundo corporativo entre empresas, através de ações de marketing, eventos, cursos, palestras e atividades nas quais uma empresa patrocina ou confere algum tipo de apoio à alguma ação dentro de outra empresa e, mesmo não apresentando, esta ação, uma contrapartida objetiva e direta em favor do patrocinador, entrega à empresa patrocinada uma boa experiência, estreita o relacionamento e pode conferir-lhe, além de publicidade, futuros negócios com os participantes de tal evento.

Vale frisar que não há qualquer problema no oferecimento ou no recebimento de patrocínio, contudo, alguns cuidados são necessários para garantir não só a lisura da ação, mas também dos negócios futuros que envolvam as empresas.

Para melhor visualização, passamos a definir os tipos de patrocínios considerados pela Unimed-Rio:

Oferecimento de patrocínio a entidades filantrópicas

Esta modalidade de patrocínio deve ser considerada para ações de cunho social, desportiva amadora e cultural, visando sempre o desenvolvimento da atividade patrocinada, na comunidade na qual o Grupo Unimed-Rio está inserida, objetivando sempre o bem estar social, o desenvolvimento socioeconômico da região, sem qualquer contrapartida negociada.

Oferecimento de patrocínio com fins comerciais ou publicitários

Nesta modalidade de patrocínio, o Grupo Unimed-Rio pode realizar ações ou remessa de dinheiro para empresas ou entidades, no intuito de contribuir para a realização de ações que, eventualmente trarão benefício direto ao Grupo ou individualmente a uma de suas empresas.

Recebimento de patrocínio para ações filantrópicas

Por mais que as empresas do Grupo Unimed-Rio não sejam filantrópicas estas podem realizar ações sem fins lucrativos, destinando recursos recebidos de terceiros, a estas ações, desde que a solicitação do patrocínio tenha definido o destino como filantrópico.

Não há vedação de uso de recursos próprios para realização de ações em patrocínio de alguma causa, mesmo que não haja retorno financeiro.

Recebimento de patrocínio com contrapartida

As unidades organizacionais das empresas do Grupo Unimed-Rio podem solicitar, externamente, o patrocínio ou o apoio para realizar ações pontuais, desde que não haja exigência de contrapartida diretamente ligada à ação.

Doações:

As doações a serem realizadas pelas empresas do Grupo Unimed-Rio devem cumprir alguns requisitos, são eles:

  • Ser destinado para ações sociais, desportivas amadoras e/ou culturais ligadas à sociedades filantrópicas e que tenham por objetivo o desenvolvimento da atividade da comunidade na qual as empresas do Grupo estão inseridas;
  • Não deve estar ligada direta ou indiretamente a negócios ou gerar qualquer tipo de lucro financeiro para as empresas do Grupo Unimed-Rio ou seus gestores;
  • Devem ser subscritas nos livros contábeis e, sempre que possível, serem alvo de benefício fiscal;
  • Doações com encargos, podendo ser destinadas para manutenção de instituições sem fins lucrativos.

Referências:
CMP.002 – NOR.001 – Gestão de Compras